quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arte de Mauricio Takiguthi




O Louco


Perguntais-me como me tornei louco.
Aconteceu assim:
um dia, muito tempo antes
de muitos deuses terem nascido,
despertei de um sono profundo
e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas - as sete
máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas - e corri sem
máscaras pelas ruas cheias de gente, gritando:
"Ladrões, ladrões, malditos ladrões!"


Homens e mulheres riram de mim
e alguns correram para casa, com medo de mim e quando cheguei à praça
do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou:
"É um louco!"


Olhei para cima, para vê-lo.
O sol beijou pela primeira vez minha face nua.
Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de
amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras.
E, como num grande transe, gritei:
"Benditos, benditos os ladrões
que roubaram minhas máscaras!"


Assim tornei-me louco.
E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: e a segurança
de não ser compreendido, pois aquele desigual que nos compreende
escraviza alguma coisa em nós.




Khalil Gibran




P.S: Texto que sempre vem à minha lembrança como a mais sublime definição do que alguns chamam de loucura.
Ah, se tu, Davi Macedo, estiver aqui, respondi teu comentário no post do R.R.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário